Processo de produção

 

Materiais

Os materias que utilizamos são a prata, o cobre e o esmalte. Gostamos de trabalhar com os três porque nos dão liberdade suficiente para criarmos peças bastante diferentes.

 
IMG_8614-2.jpg

Prata

Este material é o mais conhecido em todo o mundo por ser um material nobre. Usamos em quase todas as peças e por vezes oxidado, o que lhe confere um tom envelhecido, mas na maioria das vezes gostamos de o deixar com a sua cor original.

IMG_8637-3.jpg

Cobre

É um material muito maleável de cor avermelhado e é a base do esmalte. É um material fácil de trabalhar e muito versátil. Na simbologia está associado às Deusas do planeta Vénus, e foi usado durante muito tempo para estimular a cura.

IMG_8630-3.jpg

Esmalte

O esmalte é vidro, é um material que pode ir de pó, a liquido e a sólido depois de ir ao forno. Coze entre os 830ºC e os 900ºC. Todas as nossas peças têm uma ou mais camadas de esmalte aplicadas sempre sobre o cobre. Existe em transparente, opaco e opalo, sendo que gosto de utilizar as cores mais vivas e brilhantes.


Corte

 

Cortamos cada peça manualmente com uma serra em armação. Usamos uma bancada de ourives como suporte para todo o processo de corte.

 

Pintura E FORNO

 

Depois de cortadas as peças, passamos à fase de contraesmaltagem. Ou seja, a parte de trás da peça é esmaltada de uma só cor para garantir maior resistência, e para que o esmalte na frente não quebre. Esta capa de contraesmalte vai ao forno a 800ºC. Em seguida, limpamos a parte da frente da peça e pintamos com o esmalte fazendo a composição de cores pretendida. Levamos à mufla (forno pequeno) a 830ºC ou 900ºC dependendo do efeito que pretendemos. Cada fornada é uma surpresa! E é isso que dá a cada peça uma magia única de cores