_MG_2986.jpg
 

Elza Pereira - Autora

 

Quando a paixão pelo nosso hobbie se torna uma profissão:

Desde muito pequenina que faço montagens e formas com arame de alpaca. Cresceu em mim uma paixão pela composição das formas e mistura de cores nos materiais.

Sempre soube o que gostava e queria fazer. Decidida, pus-me a trabalhar nesse sentido. A partir do momento que tive a oportunidade de vender em lojas locais e a amigos percebi, ao longo do tempo, que tinha o que hoje em dia se chama “espírito empreendedor”.

Ingressei à Universidade de Belas Artes em 1999 no curso de escultura, queria trabalhar com materiais em grande escala! Mas não me fiquei por aí, acho que a vida queria mais de mim, ou pelo menos eu achava que o meu sonho ainda não estava completo!

No terceiro ano, fiquei bastante feliz com um curso que estava a decorrer de joalharia fora da licenciatura.

Poder trabalhar com jóias era agora um novo desafio para mim, pois eram esculturas em pequeno formato. Iniciei esse curso na escola de joalharia “Contacto Directo” em Lisboa e terminei-o em 2006.

Explorei materiais como o ouro, a prata, a alpaca, e também alguns materiais não nobres. Aprendi variadíssimas técnicas, mas a que me encantou mais foi a que ficou até hoje, e ainda me continua a surpreender com a sua versatilidade, o esmalte.

Durante os primeiros 6 anos fui explorando sozinha esta técnica e só depois é que me formei em Barcelona num curso de especialidade de esmaltes.

A partir daí nunca mais larguei a joalharia como profissão.

Em 2004 iniciei o meu projecto de joalharia com esmalte cobre e prata. Hoje em dia tenho a minha empresa e exporto para lojas em toda a Europa, Japão, Austrália e Inglaterra.

Em 2018 abri o meu atelier/loja que está aberto ao público em Vila Nova de Milfontes.


 
_ART0406.jpg

Caminho profissional

Para onde fui levei sempre o meu mini-atelier. Falava com os comerciantes, vendia as minhas peças, aprendi outras línguas, e sobretudo fiz questão de desenvolver SEMPRE acessórios dedicados ás mulheres! Queria que se sentissem bem com elas próprias…queria muito despertar o poder feminino em cada uma das minhas clientes.

 

No Estrangeiro…

No último ano da Universidade e do curso de joalharia fiz erasmus em Tenerife.

Dediquei-me nesse tempo ao curso de Escultura, e à venda de peças na ilha.

Quando vim para Portugal e depois de ter acabado os dois cursos, viajei para Barcelona e durante 6 meses vivi lá para me certificar com um curso de esmaltes, na escola Massana.

Com tudo o que estava a viver, as novas culturas, os novos cheiros, os novos sabores, só tinha uma hipótese: mostrar tudo isso ao juntar muitas cores nas jóias que criava.

Em Portugal…

Voltei para a minha terra Natal e no verão viajava até Porto Côvo para vender as peças. Reconstruí uma auto-caravana e fiz um atelier no seu interior, para conseguir dar resposta a todas as encomendas.

A Costa Vicentina surpreende qualquer um com a sua beleza selvagem e após anos a viajar até ao litoral, mudei-me para Vila Nova de Milfontes. Montei o meu atelier ao lado da minha casa, e em 2018 consegui finalmente ter uma loja aberta ao público. Hoje o nosso espaço está situado numa das ruas principais e recebe o mundo inteiro.

A minha mensagem é que sigam as vossas paixões e a vossa intuição, elas escondem SEMPRE o vosso super poder.